O país que une os dois oceanos viver um "boom" turístico sem precedentes, com muito a oferecer: praias inexploradas, parques nacionais, montanhas, a variedade comercial de paisagens e arte ..., com preços imbatíveis.
PANAMÁ .- Pergunte a quem sabe do Panamá, e nove em cada dez, ele mencionou o canal. Alguns podem evocar Noriega, antigo ditador nos últimos dias se reuniram novamente um destaque em relação a sua extradição para a França.
Embora reconhecendo o enorme potencial turístico da passagem interoceânica entre, o país era uma colônia espanhola, província de protetorado americano na Colômbia, agora empenhada em fortalecer sua própria identidade. E isso inclui espalhar suas outras atrações, desde praias em ambas as costas se espalhar para as planícies, pântanos, florestas de montanha, monumentos históricos ou shopping centers de próxima geração.
E, como contado a partir do Ministério do Turismo, parece que não está fazendo nada de errado. Mais de um milhão de turistas visitam anualmente o país é estreita estreita em forma de mentira, a figura-americanos que nunca sonhou uma década atrás.
guisado de tomate "Por anos nós estávamos sob a bota Yankee em letargia total, mas agora eu acordar", ilustra uma cantina do pessoal, ele recebe um (tipo de bolinho recheado com queijo e banana da terra), diretamente na boca.
A bota Yankee, no caso de dúvida, são os 85 anos (1914-1999) nos Estados Unidos administrou o Canal do Panamá. O cinto de ex-militares que envolve a junção entre a base consiste de oceanos, escritórios administrativos, escolas e residências que estão se recuperando lentamente, escolas e hotéis.
Mas a presença E.U. ainda são um legado poucos, com a economia dolarizada como a mais notável. As pessoas também são pesados em libras, a gasolina é vendida em galões, o carro está estacionado ou se algo é bonito, então vai priti (Inglês bonita). Depois, há o típico autocarro escolar americana, como dirigir o Otto louco, Os Simpsons - mas aqui são pintados com cores brilhantes e cheios de frases como Jesus te ama, Janeth pouco, do meu céu ou Titanic, um legenda. Pitoresco e folclore como eles são, esses veículos são conhecidos como os Red Devils na quantidade de acidentes que resultaram nas ruas apinhadas da cidade.
Como se faltar nomes originais (Dayanis, Osiris, Josamel, Shajaira são apenas uma pequena amostra de quem cruzou no caminho) são os outros como Uandolar (um dólar, e é um homem) ou lugares como Arraiján. Dizem que esta é comparada com a Zona do Canal, que pertencia aos americanos. E eles, quando eles deram as instruções para chegar a esta área, sublinhou a necessidade de ter uma mão direita (lado direito). E assim foi a mão direita tornou-se Arraiján, e foi apenas Arraiján.
Anedotas à parte, a moderna cidade do Panamá é conhecido como a cidade dos arranha-céus pelo número de torres que sobem ao céu e competir em altura e espetacular. O que é surpreendente é que o boom da construção explodiu nos últimos anos, uma mistura de um pacote de benefícios fiscais para atrair empresas multinacionais e ao facto de antes de 1999, a cidade não pode crescer revertido em chamadas áreas, áreas de florestas canal. Agora, mesmo que Donald Trump tem investido no milionário empreendimentos imobiliários, escritório com um hotel de 62 pisos e um veleiro, muito parecido com o Burj Al-Arab, Dubai.
Avenida Balboa, que corre paralelo ao Oceano Pacífico, a nova Costa del Este (com terras conquistadas ao mar) ou da avenida Espanha, centro financeiro da capital, é o expoente do Panamá moderno e cosmopolita, a mesma que é orgulhosamente ser meca das compras imbatível.
O outro lado do Panamá é nos traços de seu passado pré-colombiano e colonial, abrigado na parte antiga da cidade.
Porque o primeiro a desembarcar nessas latitudes eram os espanhóis, que não perdeu tempo e fundaram cidades de Portobelo Panamá ou mesmo em 1519. Este último, que abriga os tesouros da coroa espanhola, foi saqueada pelo pirata Henry Morgan em 1671. Hoje só resta de pé esquerdo da catedral, as casas do clero e um punhado de ruínas monumentais histórico, conhecido como Panamá La Vieja ", em meio a uma densa vegetação tropical, oito milhas da Cidade do Panamá.
Felizmente, o grande altar coberto de ouro foi salvo da violência dos piratas e levado para o que é hoje a Cidade Velha, onde a cidade foi reconstruída. Lá, as varandas de ferro ruas estreitas, fachadas coloniais e fez viver com a roupa pendurada nas janelas, rolos de vizinhos que escutam reggaeton alto, cabeleireiro improvisado no meio de uma aldeia indígena Kuna ou vender os seus tecidos coloridos (o Molas, considerado um dos mais sofisticado artesanato da América Latina).
O governo começou recentemente a restauração do bairro, a começar pelos edifícios perto do pessoal do parque e do Palácio do Garças, a residência presidencial. Ao mesmo tempo, o convento em ruínas será convertida em lofts em antigos edifícios militares estão instalados lojas e restaurantes e as casas antigas são transformadas em hotéis boutique.
A Costa Rica vem a seguir?
Os empreendimentos imobiliários não são exclusivos da cidade. Como o percurso deixa para trás um emaranhado de torres começaram a aparecer os cartazes espelhados anunciando a construção de um condomínio particular, todos com nomes semelhantes como Pacific Villas, Vista Mar, Vista da Baía, Vista março ..
Algumas arrisco a dizer que o Panamá está no bom caminho para se tornar o novo Costa Rica, onde os mega-hotéis e resorts assumiram determinadas províncias do Pacífico.
A diferença é que no Panamá, ainda existem regiões indígenas como Kuna Yala, Embera e-Ngobe Bugle, territórios semi-autônomos, onde as construções em grande escala são estritamente proibidos. Sim, é encorajada, no entanto, o ecoturismo e as acomodações nos camarotes que administram as próprias comunidades.
Porque antes de os espanhóis, os americanos, o canal, ou arranha-céus Noriega eram eles, os nativos, eles chamaram-lhes esta terra cheia de natureza e Panamá. Isso não significa nada, em língua indígena, que a abundância de peixes, árvores e borboletas.
Por Teresa Bausili
Enviado Especial
O atalho
Passageiros cumprimentar a platéia aplaude, é mais do que um emocionado. O espectáculo é repetido várias vezes por dia, todos os dias do ano, cada vez que um navio ou um cruzeiro pelo Canal do Panamá (demora cerca de 80-10 horas).
"Até agora eles chegaram, cujo sonho na vida era saber sobre este ícone. E eles clamaram ao vê-lo funcionar", diz Marshall Dazzel, Departamento de Comunicações do canal, que não se cansa de repetir os números, obviamente, conhece de cor. E mesmo a nomeação de orgulho para os anos através do canal mais de 14.000 navios, ou entre 35-40 por dia, chegando a US $ 300.000 para pagar o direito de passagem (embora a média é de 90.000. E cuidado, porque em 1928 um o homem cruzou a 80 km de natação, pagando apenas 28 cêntimos de portagem).
Até 1999, quando o canal era administrado pelos Estados Unidos, as receitas eram destinadas exclusivamente à manutenção. Hoje, nas mãos do Panamá, que são o lucro bruto. Portanto, a construção da eclusa terceiros (que estará pronto em 2014 com um investimento de 5.250 milhões de dólares), o governo pretende manter uma oleada máquina de fazer dinheiro que detém um terço do seu PIB.
"Os fechamentos são como água, elevadores, enquanto o canal é como uma ponte de água gigantescas, ilustra Marshall, para simplificar a explicação do funcionamento das eclusas, barcos e gradualmente reduzir o Atlântico ao Pacífico e vice-versa, pois há uma queda de 26 metros das águas dos dois mares.
Assim, o que começou como o sonho do imperador Carlos V eo pesadelo do engenheiro francês Ferdinand de Lesseps (que falhou após 20 anos de trabalho), tornou-se realidade no início do século XX, os E.U. mão. Essa façanha hercúlea de engenharia, conseguiu unir os dois oceanos, após dez anos de construção, 352 milhões dólares americanos de investimento e 25 mil vidas influenciados pela malária, peste e febre amarela.
"Eles já sabem: que não visite o canal, então nunca foi no Panamá," Marshall disse adeus.
Radiografia do turista
Europeus que procuram o ecoturismo, praias, natureza, norte-americanos, resorts bom, restaurantes e pesca, os sul-americanos, as compras, os asiáticos, cassinos e compras a granel (na zona franca de Colón). Em termos gerais, esse é o perfil dos visitantes para o Panamá, mas também o turismo de saúde atrai multidões. Os implantes dentários, cirurgia plástica e cardiologia são algumas das mais freqüentes ordenados por europeus e americanos. By the way, eles testar as águas para chegar a gastar os seus últimos anos a esta terra. Não admira que a publicação americana International Living chamado Panamá, pelo sétimo ano consecutivo como uma das cinco melhores lugares do mundo para se aposentar.
Com a permissão do chefe
E Cidade do Panamá, ficaram impressionados com seu perfil amplo de aço e concreto, é para gastar não menos surpreendente, em poucos minutos, o oásis de verdes montanhas e profundos, por vezes, abraçando o resto do país. Treze parques nacionais, reservas florestais e vinte oito áreas protegidas são o lar de mais de mil espécies de borboletas, 927 de aves (tantos como os Estados Unidos e Canadá juntos) e 1.200 de orquídeas.
A província de Darién exuberante, na fronteira com a Colômbia, é o mais selvagem do Panamá, bem como a única seção da América Central que não é atravessado pela rodovia Panamericana. Início de vastas áreas de floresta virgem e os povos indígenas que viveram na mesma maneira há séculos.
Outro território intemporal e politicamente independente dentro das fronteiras da reserva do Panamá Kuna Yala dos índios Kuna, também conhecido como San Blas (conta desde 1925 com a própria autoridade e leis.) O município abrange 365 ilhas (sim, um para cada dia do ano) nas águas turquesa do Caribe, mas apenas 49 são habitadas. Embora nos últimos anos tem se tornado um destino cada vez mais popular, o turismo nas ilhas é estritamente limitado, e os visitantes devem pedir autorização do chefe para passar a noite. Embora o turismo representa uma fonte de renda, a Kuna são amplamente auto-suficiente e ter uma interação limitada com o mundo moderno. Cocos, na verdade, são usados como moeda entre eles. E é melhor você não tentar tirar uma ilha aparentemente desabitada algum, porque esses frutos são protegidos de perto.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Instruções
Copa Airlines tem vôos diretos diários entre Buenos Aires e no Panamá, de E.U. $ 1.090 (com impostos) voltar. 0810-222-2672; www.copaair.com
Atenção ficar pelo menos um dia no Panamá, hub forçado para muitos vôos na América Central.
O canal de
* A entrada para visitar a eclusa de Miraflores do Canal do Panamá foi E.U. $ 8. Inclui acesso ao Centro de Visitantes e seus quatro teatros.
Navios construídos a pensar no canal, cujas medidas são 33,5 metros de largura e 305 de comprimento, são conhecidos como Panamax. Aqueles que construíram com base nos novos bloqueios, que podem ter 49 metros de largura e 366 de comprimento, são Post Panamax.
* Você também pode atravessar de oceano a oceano de trem no Canal do Panamá Ferroviária, de segunda a sexta-feira, 22 dólares da fatia (que é de 55 minutos).
Onde dormir
* A 110 km da cidade do Panamá, Breezes Resort e Spa oferece um super all inclusive de R $ 135 por pessoa, por noite, sala ocupação dupla. Relatórios: 4893-3003 reservas@gosuperclub.com.ar;; www.breezes.com
Na internet
Posted via email from visitpanama's Blog For Official Information About Panama's Ministry of Tourism
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